Prefeitura de Santos alega maus-tratos aos animais e que a empresa despejou dejetos em via pública, contaminando a rede de drenagem

A Secretaria de Meio Ambiente de Santos, no litoral paulista, multou a Minerva Foods em R$ 1,469 milhão por irregularidades no transporte de carga viva até o Porto de Santos. A Prefeitura do município disse, em nota, que foram constatados maus-tratos aos animais durante o transporte. O governo santista afirmou também que a empresa infringiu a lei ao despejar dejetos animais em via pública, contaminando a rede de drenagem.

Uma equipe de fiscais vistoriou e fotografou dezenas de caminhões que transportaram gado para embarque no último fim de semana. Procurada pela reportagem, a Minerva disse, em nota, que a exportação de bois vivos “segue todos os procedimentos para preservar o bem-estar dos animais durante o embarque e no decorrer da viagem até o destino”.

A Minerva iniciou o embarque na semana passada, depois que Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) voltou a autorizar operações com cargas vivas no porto. A atividade havia sido suspensa em 12 de janeiro, segundo a Codesp, como medida preventiva por causa de processo que tramitava no órgão regulador (Antaq) sobre as operações. No dia 25 a Antaq decidiu que não há impedimento ou necessidade de autorização especial para a movimentação de carga viva no porto.

Com a liberação, a Minerva iniciou o embarque de 27.000 animais com destino a Turquia. O processo de acomodar os animais no navio é longo e o fim desta operação estava previsto para esta quarta, mas a chuva pode atrasar os trabalhos. Em duas décadas, este é o segundo embarque de carga viva pelo Porto de Santos – o primeiro foi realizado no fim de novembro do ano passado, quando a Minerva Foods enviou 27.500 animais também para a Turquia.

A exportação de bovinos e bubalinos vivos pelo Brasil cresceu 39% no ano passado em relação a 2016, puxada pela Turquia. No ano passado foram exportados 407.365 animais, ante um total de 292.554, de acordo com dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). Neste montante estão animais para abate e para reprodução.

Fonte: ESTADÃO CONTEÚDO