Novo presidente Ademar Leal vê espaço para duplicar a produção de suplementos em poucos anos

Ademar Leal, da Campo Rações, de Goiás, assumiu na noite desta quinta-feira, 22, a presidência da Associação Brasileira das Indústrias de Suplementos Minerais (Asbram) para os próximos dois anos, anunciando como uma das metas principais a realização de uma campanha de esclarecimento para o uso correto da suplementação. Segundo ele, a produção, que tem crescido em média de 3 a 4% ao ano, pode dobrar em poucos anos se boa parte dos que ainda praticam a pecuária extrativista for convencida dos benefícios do uso adequado dos suplementos nutricionais. “É uma meta ousada, mas possível”, reforçou Ademar, depois de lembrar sua própria ‘ousadia’ ao fundar a Campo Rações há 15 anos em Acreúna, GO, e vê-la hoje como a 20ª no ranking do setor.

Ademar Leal sucedeu a Nelson de Souza Lopes, da Vaccinar, que teve sua gestão exaltada por elevar o nível de união na entidade e ampliar o quadro de sócios. Hoje, são 70 empresas filiadas, responsáveis por 70% do mercado contra 50% há dois anos. Em 2017, as associadas da Asbram venderam 2 milhões de toneladas de suplementos.

O novo presidente também se propôs a manter viva a campanha pela desoneração dos suplementos, que foi uma das principais bandeiras da gestão de Jorge Matsuda, entre 2014 e 2016, e por duas vezes esteve a ponto de ser assinada pelo governo. Leal afirmou que é necessário engajar os produtores nessa luta, pois são eles que pagam a conta da tributação dos suplementos. “Queremos apenas ser taxados como as outras cadeias produtivas e não pagar, por exemplo, a uréia pecuária 9,5% mais cara que a uréia agrícola”.

A posse da nova diretoria foi realizada na sede da Fiesp e reuniu mais de cem pessoas, incluindo o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, o superintendente do Ministério da Agricultura em São Paulo, Francisco Jardim, representando o ministro Blairo Maggi, e Alberto Amorim, representando o secretário da Agricultura Arnaldo Jardim. A nova diretoria tem Daniel Arruda Guidolin como vice-presidente, Juliano Sabella Acedo, primeiro tesoureiro; José Luiz Bianchi, segundo tesoureiro; Ledoir Cordeiro, primeiro secretário; João Pessoa de Andrade, segundo secretário, e Elizabeth Chagas, vice-presidente executiva.

Fonte: Portal DBO