Conforme anunciado no ano passado, a vacina contra a febre aftosa vai ter sua dose reduzida de 5 ml para 2 ml na primeira etapa de vacinação de bovinos e bubalinos, que será realizada a partir de maio, na maioria dos estados.

Segundo  Diego Viali dos Santos, chefe da Divisão de Febre Aftosa, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, nessa primeira etapa de vacinação do ano, a grande maioria do país vai imunizar todo o rebanho.

Apenas no Acre, Espírito Santo e Paraná a dose será aplicada apenas em animais jovens (de até 24 meses de idade). Já o estado do Amapá realiza a vacinação anualmente no segundo semestre.

A mudança da dose está prevista no Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), que deverá culminar com a retirada total da vacinação no Brasil prevista até 2021.

A expectativa de Viali dos Santos é de que com a redução da dosagem, ocorram menos reações nos animais (caroços, inchaço). “Além disso, com frascos menores, as vacinas ocuparão menos espaço, facilitando o transporte e reduzindo o custo de refrigeração. Os laboratórios produtores têm estoque suficiente do novo produto para atender à demanda dos criadores”, diz.