Saiba o quanto a carne bovina pesou nas exportações via o porto de Santos, um dos terminais mais importantes do País
Os portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR), dois dos principais terminais de exportação do País, registraram aumento na movimentação de cargas em 2019, tendo como um dos maiores destaques os embarques de carne bovina.

No porto santista, a proteína vermelha foi, disparada, a mercadoria com maior importância no grupo das carnes exportadas no ano passado, com participação superior a 70%.

De janeiro a dezembro de 2019, o terminal do litoral paulista registrou o embarque de 1,19 milhão de toneladas de carne bovina, o que representou um significativo avanço de 141% sobre o volume embarcado em 2018, de 492 mil toneladas.

O frango foi a segunda proteína animal mais embarcada, com remessas totais de 474 mil toneladas, quase 70% acima das 280 mil toneladas registradas no ano anterior.

No total, o item “carnes” registrou exportações de 1,68 milhão de toneladas, com acréscimo de 117% em relação ao volume computado no ano anterior, de 776 mil toneladas.

Partindo de Paranaguá

Os embarques de carnes pelo Porto de Paranaguá (PR) registraram elevação de 17,6% no ano passado, superando a marcada de mais de 2 milhões de toneladas – desse total, 226 mil toneladas foram de carne bovina. No terminal paranaense, o frango teve peso maior no grupo de carnes exportadas em 2019, contabilizando a remessa de 1,65 milhão de toneladas.

Fonte: portaldbo.com.br