1. Publicado em: 22 de 06 de 2020

Acontece no próximo dia 11 de julho, a partir das 13h, com um mini debate com Ricardo Abreu (responsável pelo melhoramento genético da ABCZ), o 55º Leilão da Fazenda Japaranduba, localizada no município de Muquém do São Francisco, Oeste da Bahia.

Ao contrário dos anteriores, onde o Leilão presencial era realizado na sede da Japaranduba, a edição desse ano, em função da pandemia que assola o país, será virtual e terá sua transmissão pelo Canal do Boi, tendo como convidados as fazendas RKC e Diamantino Agropecuária. O 55º Leilão Japaranduba é oficializado pela Associação Brasileira de Criadores de Zebuinos (ABCZ) e pelo Programa de Melhoramento de Genética Zebuína (PMGZ) e todos os 200 animais foram registrados e revisados por um técnico da ABCZ, estando aptos a reprodução e considerados superiores pela avaliação genética.

Os compradores terão à disposição 200 animais, sendo metade Nelore Mocho e a outra metade Nelore Padrão, todos com os exames andrológicos aferidos, com idade entre 24 e 30 meses. Além disso, os interessados poderão adquirir lotes individuas, considerados destaques, capazes de repassar genética PO. “Teremos lotes duplos e múltiplos (cinco, dez, quinze), dependendo do interesse dos pecuaristas que ofertarão lances”, disse Claudio Paranhos, da Fazenda Japaranduba.

Quanto ao momento por que passa a humanidade, Claudio Paranhos acredita que a pecuária, apesar da crise por que passamos, está num bom momento, com mercado aquecido. “Os preços da arroba estão num bom patamar, a reposição de bezerros e bezerras está muito cara, com uma valorização bem expressiva do setor de corte, atingido até R$ 300,00 por arroba. Temos observados que essas valorizações, da arroba e reposição, está repercutindo positivamente no mercado de genética”, ressaltou o criador, afirmando ainda que os negócios realizados até agora tem trazido uma grande procura por Touros e isso tem uma lógica: quanto melhor o bezerro, mais caro ele é.

Claudio comentou também que para gerar um bom bezerro é necessário um Touro bom, que seja superior geneticamente. “Estamos preparando o 55º Leilão Japaranduba com muito cuidado para atender nossos clientes e a expectativa é de bons negócios”.

As leiloeiras Central Leilões e Agreste Leilões irão conduzir as vendas. O patrocínio é da Tortuga e o apoio da Acrioeste, Procria e SPA.

Fonte: site ACRIOESTE

Fonte: www.japaranduba.com.br