Animados com o avanço da arroba, pecuaristas começam a buscar animais mais jovens para confinar, diz IHS Markit

Nesta semana, os negócios com gado para reposição apresentaram boa liquidez, informa a IHS Markit. “O aumento dos patamares de preços pagos pela arroba do boiada gorda vem dando suporte para que os pecuaristas possam efetivar novas compras, visando a recomposição dos seus rebanhos”, destaca a consultoria.

Na avaliação da IHS, a recuperação parcial no consumo doméstico de carne bovina, somada às exportações aquecidas, promove um ganho de confiança no setor pecuário, elevando o apetite dos pecuaristas em confinar seus animais. “As categorias mais eradas são as mais procuradas, mas, devido aos preços acima das referências, os negócios fluem com certa dificuldade”, observa a consultoria.

No curto prazo, a tendência é de que os leilões sigam com boa procura em função da firmeza no mercado físico do boi gordo. “O ritmo de negócios deve se concentrar em animais de qualidade, que venham a atender os requisitos impostos pelo mercado internacional”, avalia a IHS.

No Centro-Oeste e Sudeste, os preços dos animais de reposição seguem firmes em meio a baixa oferta. No Norte do País, os poucos leilões realizados possuem liquidez elevada devido também à escassez de animais mais jovens.

Porém, as praças do Rio Grande do Sul seguem tendência aposta ao resto do País. “Houve uma virada no mercado de reposição, que vinha bastante aquecido”, informa a IHS Markit. “As quedas nos preços do boi gordo, promovidas pela entrada de carregamentos de carne importada de parceiros comerciais vizinhos, inverteu a relação de troca entre o boi gordo e o magro, dificultando o avanço dos negócios, já que os produtores pedem valores elevados pelos animais enquanto os pecuaristas de recria tentam emplacar preços mais baixos”, acrescenta a consultoria.

Fonte: portaldbo.com.br