Nelore não é imune ao calor; pode perder 110 g por dia em ambientes muito quentes. A saída é monitorar os animais por meio de escores e de um indicador de carga calor corporal

Animal com alto nível de estresse térmico, que pode reduzir bastante o ganho de peso no confinamento.

Por Denis Cardoso

O uso de ferramentas capazes de monitorar os efeitos do estresse térmico em animais confinados, inclusive da raça Nelore, começa a ganhar força no Brasil. “Muitos acreditam que o gado de origem zebuína é tão resistente ao calor que não apresenta queda de desempenho no cocho, mas isso não é verdade. Exemplos práticos mostram que as perdas podem chegar a 70-110 g/cabeça/dia. Além disso, há que se pensar no bem-estar dos animais, hoje uma demanda clara dos países importadores de carne bovina”, destaca o zootecnista João Paulo Bastos, da consultoria paulista Infinity, que oferece serviços de monitoramento de estresse calórico para confinamentos principalmente de SP, GO e MT, orientando-os.

A Infinity, estruturou protocolos para monitoramento e redução do estresse térmico para 178.000 animais em 2019, e 230.000 neste ano, compreendendo machos e fêmeas de diferentes raças, com idade entre 18 e 28 meses.

Fortes ondas de calor associadas à alta umidade do ar, radiação solar e velocidade do vento podem levar até a morte por hipertermia (quando a temperatura do corpo passa dos 40 ºC). Em países de clima temperado, onde prevalecem rebanhos com genética taurina, reconhecidamente menos tolerante ao calor, o emprego de técnicas para reduzir o estresse calórico é corriqueiro, conforme explica César Borges, gerente de desenvolvimento e soluções da Phibro Brasil.

“Na Austrália, obrigatoriamente, todos os confinamentos operam com um plano de contingência para eventuais registros de temperaturas extremas”, relata o zootecnista, que também relembra casos recentes de estresse calórico registrados na Argentina, no verão de 2019, quando centenas de animais taurinos morreram depois que a sensação térmica, em alguns pontos do país, ultrapassou os 45 °C.

Nos confinamentos do Brasil-Central, os bovinos enfrentam temperaturas acima de 40°C, em tempo integral, muitas vezes sem ter acesso à sombra, como os mantidos a pasto. Além disso, há grande diversidade genética nos piquetes de engorda (Nelore, anelorados, cruzados Angus), o que exige cuidado redobrado, devido à grande diferença de comportamento das raças em relação ao calor. Segundo João Paulo Bastos, a questão da “ambiência” deve ser vista como mais uma variável dos sistemas produtivos.

Fonte: portaldbo.com.br