Noticias

02/10/2020 16:25

Uma reunião entre médicos veterinários e técnicos da ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia) do Território de Identidade Litoral Sul ampliou as expectativas do PNCEBT (Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Bovina). A Implementação de estratégias e padronização de ações foram debatidas com a presença da coordenadora do programa, Luciana Ávila.

Entre os temas, a vacinação de bezerras contra a Brucelose, saneamento de focos, ação de agentes vacinadores e vigilância.  “A vacinação contra Brucelose tem prioridade máxima neste Programa e, até o final do ano, a meta do estado prevê dobrar a cobertura vacinal contra a doença nas bezerras entre 3 e 8 meses de idade”, ressalta Luciana.

Para garantir a qualidade técnica das ações, estão sendo programadas a capacitação de um maior número de médicos veterinários e laboratórios, tanto oficiais como privados, padronização e modernização dos métodos de diagnóstico utilizados, ampliação de ações de fiscalização, especialmente do trânsito de animais nas estradas, e melhor integração com o serviço oficial de inspeção de produtos de origem animal.

Segundo a veterinária Lorena Machado, a reunião reforça a programação de atividades para alcançar as metas do PNECBT. “O sistema da ADAB também passa por modernização e, em breve, estaremos com controle ainda maior sobre a atuação dos laticínios, por exemplo, para monitorarmos com maior eficiência a vacinação dos animais junto aos fornecedores de leite, ampliando a defesa sanitária dos rebanhos”, destaca.

a

Fonte: Ascom ADAB