21 OUTUBRO 2020

regularidade-chuvas-nordeste-2018-sanidade

A pecuária de corte do Nordeste brasileiro tem o que celebrar em 2020. Além da boa estação de chuvas e valorização dos produtos do setor como um todo, a região tem alguns dos estados em destaque na porcentagem do uso de IATF no rebanho de matrizes de corte, como Alagoas (3º que proporcionalmente mais insemina no país, com 24,5% das vacas de corte inseminadas) e Rio Grande do Norte (8º, com 18,6%), de acordo com os números consolidados do Index Asbia de 2019 (veja abaixo).

IATF no Brasil cresce 23,6% em 2019 e aproxima País da média mundial

Número de vacas inseminadas no Brasil salta para 16%

“Uma característica importante também de Alagoas, em cima desse número de inseminação a nível Brasil, é que aqui no estado, na década de 1970, foi instalada uma das primeiras escolas de inseminação artificial do País. Isso faz com que Alagoas já insemine há 50 anos e a evolução genética do gado daqui de Alagoas seja muito boa. Isso tem se espalhado para todo o Nordeste! Graças a Deus, a IATF vem crescendo”, celebrou o veterinário Marcelo Araújo, diretor técnico da Start Soluções no Agronegócio e um dos coordenadores do Encorte, o Encontro de Pecuária de Corte do Nordeste.

O veterinário disse que o encontro servirá de atualização, mas também celebração para o bom momento. “A gente vai fechar com chave de ouro, brindar essa estação chuvosa. O que vem acontecendo no Nordeste é um momento ímpar para a pecuária. A gente vinha de duas secas severas nos últimos dez anos e esse ano, graças a Deus, foi um ano maravilhoso, com índices pluviométricos muito bons”, comentou.

“Claro, a reprodução bovina vai estar envolvida, sim, no Encorte. Esse ano, devido à pandemia, a gente adaptou um pouco o modelo do evento, que vai ser online e as pessoas vão poder assistir de casa, da sua fazenda, com toda sua equipe. E essa é uma força para a gente difundir ainda mais a tecnologia e a informação da pecuária de corte agora, não só para o Nordeste, mas para todo o Brasil”, observou.

Pecuária bota o pé no acelerador e vendas de sêmen crescem 47% no semestre

O coordenador do evento detalhou o formato do Encorte 4.0 que acontecerá entre 28 a 30/10. “A gente já montou o estúdio (em Maceió-AL) […] e de lá vamos transmitir ao vivo. A plataforma é bem interativa para os participantes. Esse ano nós vamos ter 15 palestras divididas em três painéis. Tem o Painel Inovatec, que é um painel onde a gente aborda inovações e tecnologias voltadas para a pecuária de corte; o Painel Produtividade, onde será abordada toda a parte de produção de pastagem, nutrição, sanidade, reprodução; e o Painel Gestão em Mercado, em que a gente vai falar sobre recursos humanos, plano de viabilidade econômica, uma boa gerência para sua fazenda, como encarar o mercado de reposição nesse momento que a gente vem trabalhando. Claro, nós vamos ter também um dos principais momentos, que a turma mais gosta, que é o Momento Prosa com o Produtor, em que os pecuaristas compartilham seus casos de sucesso e seus desafios, eles falam o que deu certo e o que deu errado na sua fazenda, no seu dia a dia. Esse é um dos principais momentos e, no final de cada painel, a gente tem uma mesa redonda, quando os palestrantes vão tirar dúvidas do público presente”, explicou.

O evento contará ao todo com 15 palestras, com programação completa e inscrições disponíveis pelo site encorte.com.br. “Então só basta estar com o computador ligado à internet, ou celular, mas a gente recomenda que seja pelo computador para poder ter uma interação maior. De todo modo, pode assistir pelo celular também, e a gente vai estar transmitindo ao vivo, as palestras vão ficar gravadas também caso tenha alguma instabilidade na internet. A gente está se adaptando”, frisou Araújo.

“Já estamos no terceiro lote, que vai até a próxima sexta-feira agora (23/10). São R$ 298,00 para o profissional produtor e R$ 248,00 para estudantes. Os valores são acessíveis, podem ser parcelados em cartão, então está muito fácil pra você e toda a sua equipe participarem do Encorte 4.0”, apontou o coordenador do evento.

Antes do início oficial do Encorte, que integra a grade paralela de programação da Expoagro Alagoas 2020 (24/10 a 01/11), haverá ainda um encontro gratuito. “Na próxima segunda-feira, 26/10, às 19h, teremos o pré-Encorte. Então já convido a todos também. Entre em contato conosco através do site ou dos telefones (82) 3435 3500 ou (82) 9 9686 5987. O pré-Encorte é um evento online gratuito em que também a gente vai estar falando sobre integração lavoura-pecuária e sobre reprodução”, convidou.

“E, se Deus quiser, ano que vem a gente estará no evento presencial”, complementou.

Fonte: Giro do Boi