Noticias

23/10/2020 12:20

Doença zoonótica, ou seja, capaz de ser transmitida ao homem, a Tuberculose Bovina  ganhou destaque na Edição de outubro da Revista AIBA Rural através de um artigo produzido pela doutora em Ciência Animal, Luciana Ávila.

Médica veterinária e coordenadora estadual do PNCEBT (Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Bovina) da ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia), Luciana chamou atenção para o indispensável monitoramento das propriedades leiteiras situadas em território baiano com maior prevalência dessa doença para evitar os graves impactos na saúde pública e na comercialização dos rebanhos.

“O controle de trânsito dos rebanhos é imprescindível para que animais infectados oriundos de outras regiões não sejam introduzidos em áreas livres dessas zoonoses”, diz no artigo.

Luciana Ávila destaca ainda que uma das estratégias pensadas para agregar valor e incentivar a vigilância criteriosa dos produtores em relação aos rebanhos é a adoção do selo de propriedades livres a ser estampado em embalagens de lácteos.

“Os riscos podem ser mitigados com a estruturação de ações rotineiras que incluem testes diagnóstico e o controle efetivo do movimento ilegal de animais, como a ADAB vem realizando”, completa.

Acesse o link e veja a matéria completa. (páginas 68, 69 e 70).

http://aiba.org.br/wp-content/uploads/2020/09/AibaRural-Edicao-17-Digital.pdf

Fonte: ASCOM/ADAB