Publicado em 07/01/2021 – 13h29

Mesmo assim tratoraço de produtores está mantido. Setor argumenta que, apesar de recuo do governo, não foram atendidos pleitos ligados a áreas como energia elétrica, leite pasteurizado e hortifrutigranjeiros.

Mesmo após o governo do Estado de São Paulo ter atendido parte das reivindicações do agronegócio em relação à cobrança de ICMS para produtos agrícolas, agricultores e entidades estão nas ruas para um “tratoraço” de protesto nesta quinta-feira (7/1).

tratoraco 1

A expectativa de representantes do setor agropecuário paulista é de que os atos envolvam cerca de 100 sindicatos rurais, além de cooperativas e entidades ligadas ao agronegócio. São esperadas mobilizações em 450 municípios.

“O governo do Estado atendeu parte das propostas do agronegócio, mas outros pleitos importantes ficaram de fora: energia elétrica, leite pasteurizado e hortifrutigranjeiros, esses dois últimos fundamentais nas cestas básicas”, afirmou a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) em comunicado na noite de quarta-feira (6/1).

O governo de São Paulo nega que esteja aumentando impostos. “A lei 17.293/2020 não implica em aumento do tributo, mas é uma autorização legislativa para reduzir benefícios fiscais. O Governo do Estado promoveu a redução linear de 20% nos benefícios fiscais que são concedidos a diversos setores. Ou seja: 80% do benefício ainda foram preservados”, diz, a Secretaria de Fazenda e Planejamento, em nota.

2tratoraco 1
tratoraco 3

Autoria: Agrolink