COOPERAÇÃO

Objetivo é expandir a rede de coleta de dados meteorológicos e aumentar a quantidade de dados a serem processados pelo modelo de previsão numérica de tempo

Compartilhe:   Publicado em 11/02/2021 14h59

Mapa inmet.png
Foto divulgação site MAPA

Com a intenção de expandir a rede de coleta de dados meteorológicos e aumentar a quantidade de dados a serem processados pelo modelo de previsão numérica de tempo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a FieldPRO firmaram um acordo de cooperação técnica.

A FieldPRO é uma empresa de tecnologia agrícola dedicada a desenvolver soluções sustentáveis e inovadoras, que fornece aos clientes um sensor agrícola de monitoramento do solo, planta e clima, que oferece ao produtor uma visão completa sobre a saúde das suas safras. A empresa criou uma Estação Meteorológica Nacional que já está sendo exportada para vários países do mundo. Esse produto foi criado no período de três anos e agora foi lançado, com o objetivo de monitorar o solo e clima por meio da tecnologia, tornando-se eficaz e acessível.

“Em 111 anos, o Inmet construiu uma rede de 570 Estações Meteorológicas Automáticas. Com o modelo de integração com as estações públicas e privadas, vamos alcançar as 2 mil estações em um ano. Hoje o teste deu super certo e em poucas semanas teremos a estrutura de integração do SIM Inmet rodando” afirma o diretor do Instituto, Miguel Ivan Lacerda de Oliveira.

A parceria entre as instituições privadas e o Inmet se dá por meio de um API com dados gerais para melhor alimentar seus sistemas e informações aos seus clientes. Esses dados irão integrar o modelo do Inmet de simulações e criar um modelo de previsão com maior confiança e precisão.

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação Social do Inmet
acs.inmet@inmet.gov.br

Fonte: site MAPA