24 MAIO 2021

aplicar-outros-medicamentos-junto-vacina-aftosa
Foto site Giro do Boi

O pecuarista Henrique Souza, da Fazenda Bom Jesus, em Joaíma-MG, próximo à divisa com a Bahia, perguntou se pode aproveitar a ida do gado ao curral para vacinar contra a aftosa e aplicar outras vacinas e medicamentos nos animais.

No quadro Giro do Boi Responde que foi ao ar nesta segunda, 24, o médico veterinário João Drumond, gerente técnico de biológicos da MSD Saúde Animal, esclareceu a dúvida do produtor.

“Sim, ele pode usar esse manejo de vacinação contra a febre aftosa para realizar outras vacinações e também o uso de um vermífugo”, explicou.

“Um ponto importante é o passo do planejamento, em que ele deve verificar se ele tem seringas suficientes, agulhas, se ele tem caixa térmica, a famosa caixa de isopor com gelo para que ele possa trabalhar com tranquilidade. Além disso, é sempre bom fazer o treinamento da equipe para evitar correria, evitar o uso de seringas inadequadas e ter certeza de que o animal recebeu a dose correta, no local correto e no momento correto”, ponderou o veterinário.

Baixe aqui a edição 2021 do Calendário Nacional de Vacinação dos Bovinos e Bubalinos contra a Febre Aftosa no Brasil

4 dicas para aplicar vacina contra aftosa do jeito certo

De modo geral, o pecuarista pode aproveitar o manejo da vacina contra aftosa para aplicar outras três vacinas e mais um produto, como um vermífugo. As aplicações devem alternar o lado do pescoço em que são aplicadas, como duas em um lado e outras duas do outro lado com as agulhadas sendo espaçadas em cerca de um palmo umas das outras. Em um mesmo manejo, entre os quatro produtos, além da vacina contra a febre aftosa, é possível aplicar medicamentos contra raivaclostridiosetuberculosecarbúnculo ou um endectocida, por exemplo.

Vacinação de gado: tire dúvidas sobre agulhas e aplicação de outros medicamentos