Valorização de bezerros e da arroba (gado magro e gordo) está fazendo com que criador volte a apostar na reprodução.

CRIADO EM 15/09/2021 ÀS 12H49 – ATUALIZADO EM 15/09/2021 ÀS 11H50

Foto Giro do Boi

No Giro do Boi desta quarta-feira, 15, conversamos, ao vivo, direto de Botucatu, SP, com o administrador de empresas Gerson Sanches, profissional que atua na área de biotecnologia reprodutiva há 32 anos. Gerente operacional da Central Bela Vista, empresa do grupo holandês CRV, Sanches trouxe um panorama do enorme crescimento que o segmento de sêmen bovino vem registrando nos últimos anos. Segundo ele, a empresa trabalha exclusivamente na prestação de serviço, na terceirização do trabalho de coleta, processamento e envasamento de sêmen de touros das centrais brasileiras e dos próprios pecuaristas interessados em possuir genética de reprodutores que se destacam em seus plantéis. E de uns anos para cá, a procura por este tipo de serviço cresceu muito, obrigando a central a fazer grandes investimentos em infra-estrutura, equipamentos e pessoal.

No ano passado, a Bela Vista, contava com 450 touros em coleta, agora em 2021, este número saltou para 750 reprodutores, ou seja, 300 touros a mais do que em 2020. Sanches explicou que, neste primeiro semestre, o número de doses coletadas cresceu 53% em relação ao mesmo período do ano passado, e para que toda esta forte demanda fosse atendida, a empresa teve que montar uma força tarefa para atender ao grande número de pedidos das centrais parceiras e dos próprios selecionadores como a construção de dezenas de baias que são os piquetes individuais dos touros. Na ocasião, o especialista também ressaltou que atualmente os colaboradores da central fazem, ao menos, 280 coletas diárias dos reprodutores. “Seguindo nesta ‘toada’ devemos ultrapassar a marca de 5 mi de doses coletadas, processadas e envasadas em 2021”, comemora.

Um dos grandes motivos dessa evolução no mercado de inseminação no Brasil está no fato da pecuária estar em um novo patamar como a valorização dos bezerros e da própria arroba do boi gordo. Isso está fazendo com que os criadores invistam mais em matrizes para reprodução. “Este será o grande motivo da raça Nelore ultrapassar, em breve, a raça Angus nas vendas de sêmen no Brasil”, acrescentou. Sanches comentou ainda sobre um novo projeto da central que é a criação de um centro tecnológico de performance para touros jovens, iniciativa que deve ajudar a selecionar os melhores reprodutores através de programas de melhoramento genético, com ênfase em morfologia para funcionalidade e animais genotipados.

LEIA MAIS SOBRE

Fonte: girodoboi.com.br