Noticias

19/11/2021 11:10

Alinhar as ações para aprimorar e ampliar os serviços de da defesa zoofitosanitária no estado. Esse foi o objetivo da reunião realizada no fim da tarde de ontem (18) entre o diretor da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Oziel Oliveira e o superintendente da Bahiater, Lans Almeida.

A ideia é unir as ações de Defesa já desenvolvidas pela Agência às atividades da assistência técnica lideradas hoje pela Bahiater. “A integração leva ao fortalecimento das duas instituições e quem ganha é o produtor e a população já que o acesso a informações agrega valor a um produto de qualidade na mesa dos baianos”, disse o diretor geral da Adab.

Para o superintendente da Bahiater, a aproximação entre os órgãos beneficia todas as cadeias produtivas na medida em que tanto a assistência técnica quanto a de defesa agropecuária garantem e certificam a produção em todas as suas etapas. “Compreendemos o as necessidades segmento e os anseios do pequeno produtor e vamos seguir juntos nessa tarefa de complementação das ações”, enfatizou Lans Almeida, destacando que a Bahiater pode ser uma forte parceira nas atividades de Geolocalização de propriedades rurais, um dos itens exigidos pelo Ministério da Agricultura para a retirada da obrigatoriedade da vacina contra a Febre Aftosa na Bahia.

Outra ação que poderá ser incluída no bojo das atividades de assistência técnica da Bahiater é sobre a questão das notificações de doenças e pragas. “As notificações devem ser feitas não para a Adab fiscalizar, mas sim para proteger a produção, principalmente do pequeno empreendedor, que não tem acesso a grandes tecnologias de defesa agropecuária mas tem à sua disposição a competência dos fiscais estaduais da Agência”, explicou Oziel Oliveira.

Posteriormente a Adab deverá ampliar parcerias com outras instituições estaduais para aumentar a proteção das lavouras e criações em todo o estado. Participaram da reunião de ontem o coordenador administrativo financeiro da Adab, Lázaro Pinha, os diretores das defesas sanitárias animal e vegetal, Carlos Augusto Spínola e Celso Duarte Filho, o Assessor de Planejamento Estratégico, Gustavo Viana, além do coordenador do Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa na Bahia, José Neder.

Ascom Adab 19/11/2021

Tel: (71) 3192-2044/99148-8385

Fonte: ASCOM / ADAB