Em entrevista ao Giro do Boi, chefe-geral da Embrapa Solos adiantou o lançamento da versão 2.0 do PronaSolos, o Programa Nacional de Solos do Brasil

CRIADO EM 25/11/2021 ÀS 12H54 – ATUALIZADO EM 25/11/2021 ÀS 12H50

Plataforma ajuda o produtor com o 1º passo para melhorar o manejo do solo
Foto divulgação

Em entrevista ao Giro do Boi desta quinta, 25, a chefe-geral da Embrapa Solos Maria de Lourdes Brefin falou sobre conservação e manejo do solo agrícola no Brasil.

Segundo a engenheira agrônoma, os solos agrícolas ganharam papel fundamental. “Além dessa questão de segurança alimentar, de renda e participação no nosso PIB, […] eu acho que o grande destaque como os solos agrícolas foi a recuperação das áreas degradadas”, opinou.

De acordo com Brefin, sistemas como plantio direto, integração lavoura-pecuária-floresta e outras boas práticas colocam a agropecuária brasileira como conservadora de carbono no cenário mundial pelo bom manejo de solo.

SOLO COBERTO O ANO TODO

Conforme explicou a chefe-geral da unidade, os solos são o maior reservatório de carbono do ecossistema terrestre. “Se somarmos o carbono da atmosfera e o carbono da biosfera das plantas, tem mais carbono do solo do que no somatório desses dois”, confirmou.

Juntamente com a sua importância como reservatório de carbono, o solo merece cuidados especiais. “O solo deveria ficar coberto a maior parte do ano ou o ano inteiro nos tratos culturais. Então a gente não pode esquecer as boas práticas que o Brasil já vem praticando”, alertou.

Saiba quais são os três maiores gargalos do manejo de solos do Brasil

RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS

Da mesma forma que serve de reservatório de carbono em áreas bem cultivados, o bom manejo do solo pode recuperar áreas degradadas. De acordo com Brefin, esta é uma oportunidade de o Brasil descarbonizar sua agricultura. “O sistema ILPF, ou rotação de culturas, existe também para o pequeno (produtor). E ele pode fazer com que a gente recupere áreas que estão degradadas, áreas de pasto degradadas, e traga para o sistema produtivo. O importante é manter a matéria orgânica do solo”, reforçou.

Em outras palavras, a agrônomo explicou a importância do bom uso e conservação do solo. “Eu só queria dizer que para formar um centímetro de solo você leva de 300 a 1.000 anos. Para destruí-lo é muito rápido. Então conserve o seu solo, conserve a matéria orgânica”, advertiu.

Fertilidade do solo ‘sai do buraco’ com ajuda da integração

PRONASOLOS

Em seguida, Maria de Lourdes falou sobre o PronaSolos, o Programa Nacional de Solos do Brasil. A pesquisadora destacou que a iniciativa é uma ferramenta para o produtor concluir o seu primeiro passo para manejar bem o solo. “Na verdade, conhecer os solos é o primeiro passo para manejá-los bem”, sustentou.

Nesse sentido, o objetivo do programa ao longo de três décadas é “mapear os solos de 1,3 milhão de km² do País nos primeiros dez anos, e mais 6,9 milhões de km² até 2048, em escalas que vão de 1:25.000 a 1:100.000”. Em suma, é o que consta no site da plataforma PronaSolos no portal da Embrapa.

Conhecer o chão da sua fazenda pode retornar até R$ 180 para cada real investido

Antes de tudo, o programa foi instituído porque “ainda não existe informação de solos em escalas adequadas para o planejamento em âmbito municipal de bacias hidrográficas”, lembrou Brefin.

“Então as pessoas e a sociedade precisam ter as informações de solo. A versão 1.0 dessa plataforma foi lançada em dezembro do ano passado. […] E agora, no início de dezembro, provavelmente dia 06, deve ser lançada a versão 2.0”, adiantou.

Plataforma online mostra quais os solos brasileiros mais vulneráveis à erosão

Por último, assista a entrevista completa com a chefe-geral da Embrapa Solos pelo vídeo abaixo:

Foto: Gabriel Faria / Reprodução EmbrapaC

OMPARTILHAR ESTA NOTÍCIA

LEIA MAIS SOBRE

Fonte: girodoboi.com.br