O Giro do Boi debateu com especialistas e pecuaristas as vantagens de diminuir esse tipo de marcação que traz benefícios de produtividade. Confira

CRIADO EM 05/07/2022 ÀS 12H43 – ATUALIZADO EM 05/07/2022 ÀS 12H43

Marca a fogo resulta em 18% os erros na identificação do gado

A tradicional marca a fogo tem sido uma prática muito comum para a identificação do gado na fazenda. No entanto é ineficaz. Ela causa muita dor aos animais, pode levar a feridas e infecções, e, principalmente, pode levar a erros de leitura.

Um estudo feito numa propriedade apontou que a marcação por fogo levou a 18% de erros na hora de identificação dos animais.

O estudo foi coordenado pelo zootecnista Mateus Paranhos, professor da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp, em Jaboticabal (SP).

“As mudanças não são rápidas. É exigido um entendimento, um amadurecimento e depois uma preparação para se colocar na prática. Eu digo que são mudanças sustentáveis elas vieram para ajudar o pecuarista”, diz 

A marcação a fogo é uma das principais bandeiras para Paranhos, que é uma das maiores autoridades no País quando o assunto é bem-estar animal (BEA).

Ele é coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etologia e Ecologia Animal (Grupo Etco), diretor da BE. A iniciativa é disseminada pelo Projeto Redução da Marca a Fogo, em parceria entre a JBS-Friboi, MSD Saúde Animal e Allflex.

Mudança na identificação do rebanho

Rebanho com identificação feita por brincos. Foto: Divulgação

Rebanho com identificação feita por brincos. Foto: Divulgação

Paranhos foi um dos entrevistados do programa Giro do Boi desta terça-feira, 5. O objetivo foi justamente falar sobre a gradual mudança na forma como se identifica os bovinos no País

Além dele, participou o engenheiro agrônomo Antony Luenenberg, coordenador técnico de Bem-Estar da MSD Saúde Animal.

“Toda mudança gera desconforto. Eu acredito que a pecuária tem mudado e tem mudado para melhor. Se no início o produtor leva um susto, depois, ele entende o processo”, diz Luenenberg.

A entrevista contou com participações virtuais dos pecuaristas:

  • Túlio Ibanez, da fazenda Rio Corrente Agropastoril, no município de Coxim (MS);
  • Antônio Campbell Penna, da fazenda das Palmeiras, em Ituiutaba (MG); 
  • José Eduardo “Dorico”, fazenda Cambury, Araguaiana (MT);
  • e Carmen Perez, Agropecuária Orvalho das Flores, do município de Barra do Garças (MT).

Tecnologia de identificação

Manejo como gado passa a ser mais tranquilo sem a marcação a fogo. Foto: Divulgação

Manejo como gado passa a ser mais tranquilo sem a marcação a fogo. Foto: Divulgação

Ao invés da marca a fogo, o ideal é os pecuaristas apostarem cada vez mais na tecnologia para a identificação dos animais como brincos e bótons com chips eletrônicos.

A leitura é feita automaticamente e a ocorrência de erros é bem menor. Paranhos identificou que menos estes dispositivos geram menos de 1% na identificação do gado.

Isso pode até ser menor com a correta aplicação dos brincos dos animais.

“A única marcação obrigatória é da brucelose, que é feita na face do animal. Estamos estudando junto com o Ministério da Agricultura para rever isso. Antes, eram duas marcações. Com o nosso trabalho, abaixamos para uma, apenas”, diz Paranhos.

Pecuaristas contra a marca à foco

Melhores técnicas de manejo tem garantido maior retorno às fazendas. através do bem-estar animal. Foto: Divulgação

Melhores técnicas de manejo tem garantido maior retorno às fazendas. através do bem-estar animal. Foto: Divulgação

A redução da marcação a fogo tem ganhado cada vez mais espaço não só para a promoção do bem-estar animal, mas por também tornar o trabalho mais eficiente no campo.

“Nas fêmeas, saímos de oito marcações para apenas 1, que é da brucelose. As demais informações do gado são feitas por bóton eletrônico”, diz Ibanez.

Penna também conseguiu reduzir e muito as marcações feitas nos animais. Eram de nove a dez queimaduras feitas por animal.

“Era um procedimento trabalhoso e demorado, e com alto risco de acidentes. O maior inconveniente era a alta carga de estresse aos animais pela dor que eram subemtidos”, diz Penna.

Felizmente, o produtor está cada vez mais interessado em saber como adotar essas mudanças, refletindo um manejo mais tranquilo nos currais das fazendas, segundo a pecuarista Carmen Perez.

“Este trabalho começou em 2016 e em tão pouco tempo já tem ganhado muito espaço e muitos produtores mudando sua forma de pensar. Os produtores estão mais abertos para garantir o bem-estar ao seu rebanho”, diz Perez.

Confira no vídeo acima a entrevista na íntegra e conheça os detalhes para deixar a marca a fogo para a história.

COMPARTILHAR ESTA NOTÍCIA

LEIA MAIS SOBRE

Fonte: girodoboi.com.br