Aumento no volume de fêmeas abatidas no mês reflete o início do movimento de descarte

Nos últimos dias o Instituto de Defesa Agropecuária (Indea-MT) divulgou os dados de abate de bovinos em Mato Grosso no mês de novembro. Em seu boletim semanal, o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) destacou a queda de 1,3% no total de animais abatidos em relação ao mês anterior, outubro.

De acordo com a publicação, o movimento foi causado, principalmente, pela diminuição de 7% do número de abate de machos. Em novembro, foram abatidos 208.222 machos ante os 301.350 de outubro.

Em contra partida, houve um aumento no abate de fêmeas, saindo de 143.080 de outubro para 158.340 de novembro. A maior parte desse montante estava em idade reprodutiva (acima de 24 meses), o que, segundo o Imea, marca o início do processo de descarte de fêmeas que não foram efetivas na estação de monta. Em comparação com novembro de 2016, a quantidade de fêmeas abatidas neste ano foi 11,14% maior.

O Imea também destacou a queda nas exportações de carne de Mato Grosso no penúltimo mês do ano. Em novembro foram exportadas 25.940 toneladas de carne bovina in natura, 8,9% a menos do que o volume embarcado em outubro. A redução foi puxada, principalmente, pela baixa demanda dos principais compradores do Oriente Médio. Egito e Irã, diminuíram suas compras e 34,6% e 18%, respectivamente.

Fonte: Imea