Beef Trader monitora o ganho de peso dos animais no confinamento e aponta a melhor hora de negociá-lo

Monitorar a curva de lucro do boi em confinamento para saber a melhor hora de vendê-lo – e para quem estiver pagando mais. Este é o objetivo do Beef Trader, software desenvolvido pela start-up de Piracicaba @Tech e apresentado durante o Agrifutura, no dia 4 de março, em São Paulo, SP, pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento paulista..

“É uma plataforma que tira o boi na hora certa da fazenda e o coloca no melhor frigorifico. A gente acompanha o boi desde o momento em que ele está na fazenda até definir qual é o melhor comprador naquele momento”, define Thiago Zanett, diretor da start-up.

Ele explica que os animais confinados são monitorados por sensores capazes de identificar quantas vezes eles beberam água e quanto eles estão pesando, com direito a foto mostrando o boi. Isso permite, por exemplo, que o pecuarista consiga selecionar apenas aquelas cabeças que ganharam mais peso no período – consequentemente alcançando melhor preço no mercado.

“Dá para saber qual já está bom para venda e qual deve continuar confinado. Sem o software não existe essa seleção, o produtor vende todos juntos. O critério de seleção é o lucro”, explica Zanett. Após selecionar os melhores animais, o software busca quais são as melhores ofertas da indústria frigorífica, fazendo com que o criador consiga a melhor negociação da praça.

Fonte: Secretaria de Agricultura de SP