ma missão com quatro veterinários do serviço oficial da Indonésia visitou Mato Grosso do Sul nesta terça-feira (17) para conhecer os procedimentos adotados pela Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), no controle de doenças e zoonoses. Esse foi mais um passo para Brasil abrir as exportações de carne bovina para país asiático.

Segundo o gerente de inspeção e defesa sanitária animal Rubens de Castro Rondon, os técnicos buscam comprovar as informações repassadas pelo governo brasileiro. “Eles vieram buscar toda a estrutura do serviço, conhecer a parte de recursos humanos, equipamentos, como funcionam os escritórios da Iagro, as ações mais importantes e executadas para manter a condição sanitária no estado em todos os programas”, afirmou.

Durante o encontro, em Campo Grande, os auditores da Superintendência Federal de Agricultura do estado apresentaram protocolos seguidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que garantem a qualidade da carne produzida no Brasil.

O país asiático tem a quarta maior população mundial com 265 milhões de habitantes. A demanda aquecida por alimento fez a Indonésia conseguir parceiros comerciais. O Brasil é um dos principais nomes da lista.

“Estamos procurando países que possam exportar para a Indonésia e o Brasil é conhecido pela exportação de carne e produtos animais e nós temos interesse em aumentar os fornecedores”, explicou o líder da missão, Tri Naipospos.

Depois de conhecerem os protocolos de sanidade animal, os representantes do serviço oficial da Indonésia visitaram uma empresa de leilões de bovinos e uma fazenda de criação de animais, na capital sul-mato-grossense.

O próximo destino da equipe indonésia será Pedro Leopoldo (MG), onde irão conhecer o Laboratório Nacional Agropecuário ainda nesta semana. Depois segue para a Estação Quarentenária de Cananéia, no litoral sul paulista.

“Eles tentam fechar realmente o ciclo da produção do bovino e quantificar os riscos e realmente chegar a conclusão se é possível ou não estar importando nossos produtos de origem animal”, disse o auditor fiscal federal agropecuário, Antônio Belarmino Machado Júnior.

Em fevereiro deste ano, durante encontro com representantes do governo brasileiro em Jacarta, o ministro da Agricultura da Indonésia, Andi Sulaiman, confirmou a intenção do país em abrir o mercado de carne bovina.

Atualmente soja, açúcar, algodão e milho são os principais produtos negociados com a Indonésia.

Fonte: G1 MS