A China assinou um acordo nesta segunda-feira com a França para a importação de carne bovina do país europeu.

O acordo estava ligado aos requisitos de higiene e inspeção para a carne bovina francesa, de acordo com uma declaração lida por um funcionário chinês não identificado que anunciou o acordo no Grande Salão do Povo.

O acordo segue-se à decisão da China de suspender seu embargo à carne bovina francesa no ano passado, uma proibição que remonta à crise da doença da vaca louca na Europa há duas décadas. No entanto, Pequim deve certificar plantas de processamento antes que qualquer carne possa ser embarcada.

O primeiro-ministro da China, Li Keqiang, disse aos repórteres que após o acordo ter sido assinado no Grande Salão do Povo, em Pequim, a China está disposta a abrir ainda mais seu mercado e comprar mais produtos agrícolas franceses.

Li também observou que o acordo “permitirá que os consumidores chineses consumam rapidamente mais carne bovina francesa de alta qualidade e outros produtos agrícolas”.

Ele não deu detalhes.

A China é o segundo maior importador global de carne bovina, com quase 700 mil toneladas adquiridas em 2017, no valor de cerca de 3,3 bilhões de dólares, com os volumes crescendo 20 por cento ante o ano anterior, segundo dados da alfândega chinesa.

Fonte: Reuters