Autoridades do Brasil e do Chile se encontram na próxima sexta-feira (31/8), no que o Ministério da Agricultura (Mapa) está chamando de reunião final para avaliar autorias feitas pelos chilenos no território brasileiro. As autoridades sanitárias do país visitaram, na semana passada, instalações de produção de aves, unidades veterinárias e a secretaria de Agricultura no Rio Grande do Sul.

O frango dos criadores gaúchos está embargado pelas autoridades chilenas desde 2006, quando foi registrado no Estado um foco de doença de Newcastle. “A missão chilena poderá autorizar a retomada da exportação”, diz o Ministério da Agricultura, em nota.

Uma missão do Chile também está avaliando os controles sanitários da pecuária bovina no Estado do Pará, também com o objetivo de habilitar frigoríficos para exportação. Segundo o Ministério da Agricultura, os técnicos visitarão fazendas, sedes do serviço veterinário e um laboratório em Minas Gerais, que é referência em diagnósticos de febre aftosa.

Ainda conforme a nota do Mapa, de 2 a 12 de setembro, outra missão veterinária do Chile estará no Brasil para avaliar estabelecimentos produtores de farinhas e produtos gordurosos de origem animal. Os auditores percorrerão unidades produtivas no Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

Fonte: Globo Rural