O governo dos Estados Unidos impôs a JBS um recall de pouco mais de 45 toneladas de carne moída da marca Swift por conta de uma suspeita de contaminação pela bactéria E. coli. De acordo com o Departamento de Agricultura do país (USDA), os produtos foram distribuídos para varejistas e distribuidores nos estados da Califórnia, Nevada, Utah, Oregon e Washington.

No comunicado, o USDA informa que o problema foi descoberto no dia 15 de novembro e está relacionado a lotes produzidos em 24 de outubro. O recall foi iniciado já no dia 16 e não há casos confirmados de problemas relacionados ao consumo dos produtos que foram testados e deram positivo para a bactéria. Mesmo assim recomenda a procura por um médico se houver preocupação.

“A E. coli é uma bactéria potencialmente fatal, que causa desidratação, diarreia e problemas abdominais. Enquanto algumas pessoas se recuperam em até uma semana, outras desenvolvem um tipo de insuficiência renal chamada de síndrome urêmica hemolítica”, diz o comunicado.

Ainda de acordo com o USDA, os riscos são maiores em idosos e crianças menores de cinco anos. Por isso a recomendação é de procurar os serviços de saúde com urgência assim que os primeiros sintomas sejam detectados.

Fonte: Globo Rural