De acordo com o banco de investimentos Rabobank em seu relatório trimestral, os preços da arroba de boi gordo devem ter “leve recuperação” nos próximos meses por conta da retomada das exportações da carne bovina do Brasil para a China.

Segundo as informações do Broadcast Agro, o banco holandês destacou que após a retirada do embargo houve uma retomada mais rápida dos embarques para a potência asiática. Por conta da peste suína africana, que reduziu os plantéis de suínos na China, as compras chinesas de carnes bovinas devem ganhar ritmo acelerado.

“O apetite chinês pelas proteínas animais em geral deve ter um efeito em cascata, resultando no aumento dos preços das carnes no mercado interno”, informou o banco em seu relatório.

Entre os meses de janeiro a maio, o volume de carne bovina exportada subiu 16,6% na comparação anual, com China, Rússia, Emirados Árabes e Irã como principais compradores.

A instituição financeira ainda afirma que a demanda interna está se recuperando aos poucos com a expectativa de crescimento na economia. Além disso, o Rabobank reforça que nos próximos meses a retomada na economia pode impulsionar o avanço do setor.

Leite

Com relação ao leite, o banco holandês ressalta que os preços ao produtor podem se aproximar da máxima do ano já que a produção no sul do País aumentou. Diante disso, a oferta está elevada, enquanto a demanda segue estagnada.

A expectativa é que as importações de lácteos sejam limitadas pelos altos preços no exterior e pelo real depreciado. Por outro lado, os custos para o produtor podem ser afetados pelos preços da ração que podem ser mais voláteis neste ano devido as condições climáticas desfavoráveis dos Estados Unidos e a disputa comercial com a China.

Por: Andressa Simão
Fonte: Notícias Agrícolas