Do rebanho de 197 milhões de bovinos e búfalos de todas as idades previstos para serem vacinados, foram imunizados 193,7 milhões

O Brasil vacinou 98,34% do seu rebanho de bovinos e búfalos na primeira etapa de campanha contra a febre aftosa, informou o Ministério da Agricultura, em nota. Do rebanho de 197 milhões de bovinos e búfalos de todas as idades previstos para serem vacinados, foram imunizados 193,7 milhões.

Os Estados do Acre, Paraná e Espírito Santo vacinaram apenas os animais de até 24 meses.Somente os Estados do Amapá e Santa Catarina (que não vacina mais o rebanho) ficaram fora da primeira etapa. O Amapá aplica a vacina em todo o rebanho no segundo semestre. A cobertura vacinal “foi satisfatória”, de acordo com a chefe substituta da Divisão de Febre Aftosa do Ministério da Agricultura, Ana Vidor.

 

A porcentagem alcançada atinge os índices estabelecidos pelo Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa ((pnefa).A segunda etapa de vacinação ocorrerá a partir do dia 1º de novembro, quando deverão ser imunizados os animais jovens. Só Acre, Amapá, Roraima, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul vacinarão o rebanho de todas as idades.

O Paraná prossegue suas ações para que não se vacine mais o rebanho na campanha de novembro, mudança que dependerá do atendimento de ações pendentes e que estão previstas no plano estratégico do Pnefa.

Fonte: Globo Rural