Noticias – 14/04/2020 14:43

O Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT) da Bahia, foi considerado pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) como o mais estruturado do Nordeste. Coordenadas pela ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia) as ações são citadas como exemplo nos estudos epidemiológico prevalência para o combate de doenças endêmicas.

Após os testes na Bahia foi comprovada uma prevalência de 4,2% de propriedades positivas para a Brucelose e 1,6% de focos para a Tuberculose Bovina.

A cobertura da vacinação em bezerras bovinas e bubalinas de 3 a 8 meses, tem assegurado os bons resultados que atestam baixo risco para a Brucelose e risco muito baixo para a Tuberculose Bovina, segundo a tabela de classificação de risco nacional definida pelo Mapa. “São exemplos claros para o Nordeste e a Bahia passa a motivar os outros estados da região a investirem em estudos e monitoramento”, ressalta a chefe da Divisão de Sanidade de Ruminantes do MAPA, Ellen Laurindo. 

A médica veterinária da ADAB e Coordenadora do PNCEBT na Bahia, Dra Luciana Ávila, destaca a importância e o impacto destes estudos para o Estado. “O conhecimento da prevalência de ambas as enfermidades em nossos rebanhos nos permite adequar e direcionar medidas de vigilância específicas, a exemplo da vacinação obrigatória das bezerras contra brucelose, controle do trânsito animal, saneamento de focos, além de projeção de custos e recursos necessários para o combate a estas enfermidades”.

O Programa já consolidado conta com representantes dos governos federal e estadual, setores produtivo e industrial, instituições de ensino, consumidores e médicos veterinários que atuam no setor privado.

Fonte: ASCOM / ADAB