1. Publicado em: 12 de 06 de 2020

Técnicos da Associação Brasileira dos Criadores de Zebuínos (ABCZ) estiveram no último dia 04, na Fazenda Água Doce, em Barreiras, realizando a avaliação final dos animais que estão participando da Prova de Ganho em Peso a Pasto (PGP), da Agropastoril Antonio Balbino.

O objetivo da visita foi efetuar a compilação dos dados dos animais com avaliação do peso, Circunferência Escrotal (CE), avaliação através ultrassom de carcaça que contempla Área de Lombo, Estrutura corporal (E), precocidade (P), musculosidade (M), umbigo (U), características raciais (R), aprumos (A), características sexuais (S) – (EPMURAS), entre outros itens avaliados.

Ultrassom de carcaça sendo realizado nos animais participantes da prova PGP

A Prova de Ganho de Peso (PGP) é um teste de desempenho para bovinos de corte que objetiva a identificação de indivíduos geneticamente superiores para características de interesse econômico relacionadas, principalmente, ao potencial de crescimento e qualidade da carcaça. É uma ferramenta do melhoramento que visa identificar animais que possam trazer o melhor retorno para a produção de carne, além de possibilitar que esses animais não sintam dificuldades nem passem por estresse ao momento de irem para o meio da vacada.

José Maria Albuquerque Junior e Antonio Balbino acompanhando a avaliação da ABCZ

Além dos animais da Agropastorial Antonio Balbino, bovinos de criadores convidados também estão participando da prova, a exemplo de gado dos pecuaristas José Maria Albuquerque Junior (Bahia) e Luis Salim (Tocantins).

O pecuarista Antonio Balbino, da Agropastoril Antonio Balbino

Segundo Antonio Balbino, os animais participantes fazem parte da mesma safra de bezerros. “Eles dão entrada na prova com idades entre sete e dez meses e encerram a competição com idade entre 17 e 20 meses. Essa avaliação final serve como balizador para o desempenho individual de cada animal participante e um referencial para a Prova de Ganho em Peso a Pasto”, disse o criador.

Técnicos da ABCZ realizando a compilação das informações dos animais inscritos na prova

As informações obtidas nessa avaliação final serão utilizadas para a seleção dos melhores animais que posteriormente se transformarão em touros melhoradores que vão ser ofertados no Leilão da PGP que anualmente acontece no mês de novembro durante a Oeste Genética, realizada no Parque de Exposição Engenheiro Geraldo Rocha, em Barreiras. “Esses touros irão atender criadores de vários estados brasileiros e por serem diferenciados, repassarão suas genéticas para seus descendentes, melhorando o rebanho nacional. Os animais oriundos das outras provas da PGP da Agropastorial Antonio Balbino já foram comercializados com pecuaristas do Tocantins, Pará, Roraima, Acre, Rondonia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Espírito Santo, Sergipe, Alagoas, Piauí e São Paulo”, concluiu Balbino, enfatizando que o maior mercado consumidor é o Brasil Central, onde a pecuária tem crescido bastante.

Fonte: ACRIOESTE

Agropastoril Antonio Balbino