17/09/2020 16:18

Operação Safra reúne ADAB e PM para maior segurança ao agronegócio do oeste baiano

Para inibir a ação de quadrilhas especializadas em roubos de insumos e agrotóxicos e garantir a segurança da população que reside nas áreas urbana e rural através da fiscalização intensiva de lavouras, armazéns, revendedoras agrícolas e estradas, foi lançada a Operação Safra, nesta quinta (18), convênio de cooperação técnica e financeira entre ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia), PM (Polícia Militar) e AIBA (Associação dos Produtores e Irrigantes da Bahia), com validade até março de 2021, período do plantio da soja e quando circula um grande quantitativo de grãos, sementes e insumos entre as 1 mil propriedades da região.

O ato em Barreiras atraiu produtores, dirigentes das associações, o secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, o comandante da PM, cel. Anselmo Brandão e o comandante do Corpo de Bombeiros, cel. Francisco Telles. A sétima edição da Operação prevê o patrulhamento intensivo de rodovias estaduais, federais e vicinais, acompanhamento no transporte de máquinas e tratores e insumos que trafegam em uma área de 2,5 milhões de hectares, entre os municípios de Barreiras, Cocos, Correntina, Formosa do Rio Preto, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, Riachão das Neves e São Desidério, por policiais militares que utilizarão o reforço de viaturas cedidas pelo convênio. “A preocupação dos produtores é justa por causa da movimentação nas fazendas durante o período e a nossa função é atuar em parceria para que haja uma facilitação do patrulhamento no campo, que inclui suporte aos profissionais da ADAB que atuam na fiscalização e cumprimento da legislação em ações de defesa sanitária vegetal”, ressaltou o diretor-geral da agência, Maurício Bacelar.

a

A safra 2020-21 começará a ser plantada, excepcionalmente, a partir do dia 01 de outubro, uma semana antes do prazo normal, em função da falta de chuvas na região no ano passado. A ADAB atendeu a solicitação dos produtores e adiantou o período para assegurar os bons resultados da produção com promessa de alavancar a balança do agronegócio da Bahia

“A ADAB marca presença nas ações de educação fitossanitária orientando a utilização segura de defensivos agrícolas para garantir a segurança alimentar com proteção ao meio ambiente, apoiando os produtores, realizando o monitoramento e manejo adequado das pragas que provocam prejuízos às lavouras”, diz Maurício.

A cadeia produtiva da soja que ocupa os Territórios de Identidade das Bacias do Rio Grande e Rio Corrente ganha mais segurança durante a Operação Safra nas atividades que envolvem transporte, armazenamento e utilização de agrotóxicos. As aeronaves do GRAER (Grupamento Aéreo da PM)  também podem ser acionadas, caso necessário em operações de busca e varredura na região.

a

Fonte: ADAB