09 OUTUBRO 2020

agua-que-gado-bebe-gosto-ferrugem-tem-problema

O criador Gustavo, com propriedade no municípios de Monjolos, estado de Minas Gerais, disse que a água que serve seus animais tem gosto de ferrugem. Embora os animais não pareçam rejeitar o líquido, ele revelou que se preocupa e perguntou ao Giro do Boi se deve tomar alguma providência.

O médico veterinário especialista no assunto Fernando Loureiro respondeu o questionamento do pecuarista.

“Se os animais não estão rejeitando a água e demonstram beber bem, eles já estão adaptados a esse possível nível a mais de ferro na água captada. Isso vem da captação, do subsolo, pode ser das nascentes, pode ser no poço artesiano. A água vem de uma fonte ferrosa, então ela tem esse gosto de ferrugem e não representa maiores problemas para a sanidade dos animais”, tranquilizou.

No entanto, Loureiro disse que a vigilância com a qualidade do líquido deve ser permanente. “Devemos tomar o cuidado de não assumir que, por os animais estarem bebendo bem, essa água sempre vai estar boa. Devemos, sim, tomar alguns cuidados com a fonte de captação de água, que muitas vezes os animais podem estar bebendo, mas bebendo em menor quantidade do que a gente gostaria ou do que eles deveriam para poder ter o melhor e o máximo desempenho. O que a gente traz aqui é a condição dos animais estarem bebendo essa água com sabor de ferrugem, mas eles estão bebendo bem e eles são o principal indicativo de que está tudo certo”, ponderou.

Loureiro recomendou que o produtor pode se certificar da ocorrência ou não de algum problema de fato observando nível de consumo de alimentos pelos animais, como o cocho do mineral. “Continue acompanhando o comportamento dos animais ao beberem a água e tente avaliar o consumo do lote ou consumo individual. Se este consumo estiver muito baixo ou reduzindo, se ele estiver aquém do esperado para a categoria, aí sim a gente deve adotar algumas medidas de avaliação, como análise química dessa água, para ver se, por acaso, o teor de ferro não está excessivo. A princípio, em algumas regiões, é normal que a água apresente teores de ferro, de magnésio, de cálcio ou até mesmo de sódio, de sal, elevados, e isso deve ser levado em consideração. Os animais se adaptam, mas nada que seja em excesso pode trazer benefício. Então vamos acompanhar”, aconselhou.

Meu gado toma água salobra e consome menos sal mineral. O que fazer?

A água servida no bebedouro de pneu é segura para o gado beber?

Criar peixes no bebedouro do gado melhora a qualidade da água?

Vaqueiro prova qualidade de água do gado tomando direto do bebedouro

Qual é a sua dúvida sobre qualidade da água para gado de corte? Envie para o Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.

Veja a resposta completa no vídeo a seguir: https://cdn.jwplayer.com/players/tPTJgcyH-gNraOmat.html

Fonte Giro do Boi / girodoboi.com.br