MERCADO

Bandeira da Índia

Rentabilidade para players de P e K 

Para os players de fosfatados e potássicos na Índia, a rentabilidade é baseada nos saldos de demanda e oferta, aquisição competitiva de matéria-prima e movimentos cambiais, visto que todas as empresas têm que importar matéria-prima. A lucratividade para esses players permaneceu fraca durante o ano fiscal de 2016 até 2019, uma vez que fatores climáticos ligados ao campo, altos preços internacionais das commodities, desvalorização da moeda indiana e alta acumulação de estoques no mercado doméstico levaram à baixa lucratividade 

No geral, os atrasos nos subsídios elevados e o fraco retorno sobre o capital empregado em toda a indústria continuam sendo as principais preocupações. Espera-se que a carteira de subsídios no final do ano fiscal de 2020 tenha sido de aproximadamente US$ 470 bilhões e deverá aumentar para aproximadamente US$ 570 bilhões até o final de 2021, devido ao orçamento de subsídios inadequado, a depreciação da moeda e crescimento de volume esperado durante o ano. 

Impacto da Índia no mercado mundial de ureia 

A Índia é um dos maiores players da indústria de ureia em termos de produção, consumo e comércio. É o segundo maior produtor de ureia do mundo, respondendo por 14% da capacidade global de ureia. No entanto, o consumo interno da Índia é muito superior à produção interna e é um importador de ureia líquida. Durante os últimos anos, as importações de ureia para a Índia estão altas, em 7 – 9 milhões de t, ou seja, 18 – 28% das exportações mundiais de ureia. Com uma exigência de importação tão alta, a Índia é um mercado-chave para os produtores globais de fertilizantes atualmente. No entanto, daqui para frente, aproximadamente 6,4 milhões de toneladas de capacidade de ureia serão adicionadas nos próximos 2 anos, levando a uma redução na dependência das importações.  

Impacto da Índia no mercado mundial de fosfatos 

A indústria global de fertilizantes fosfatados está relativamente bem consolidada, em comparação com a ureia, com os 10 maiores produtores sendo responsáveis ​​por cerca de 65% da capacidade total de DAP e MAP. Embora a Índia seja o terceiro maior produtor de fertilizantes fosfáticos, uma grande proporção de fertilizantes de P e K e suas matérias-primas são importados. Durante o ano fiscal de 2020, as importações de DAP da Índia ficaram em 5,3 milhões de t, o que representa 35-40% do comércio mundial de DAP.  

Impacto da Índia no mercado mundial de potássio 

Existem apenas alguns grandes fornecedores de fertilizantes de potássio globalmente, pois as reservas minerais de potássio estão disponíveis apenas em certas regiões. Como a Índia não tem reservas de potássio, ela importa sua necessidade de aproximadamente 2,5 a 3,5 milhões de t por ano. Seu consumo de potássio é responsável por apenas cerca de 5 a 7% da demanda global por potássio, o que lhe confere um poder de barganha moderado. O preço do contrato de potássio com a China, que consome quase 20% do mercado total de potássio, geralmente define o preço mínimo pelo qual o potássio estará disponível para a Índia. 

Fertilizante Mundial  , 25/09/2020

Fonte da Imagem: Freepik 

Fonte: GLOBALFERT https://www.globalfert.com.br/noticias/mercado/impacto-da-india-no-mercado-mundial-de-fertilizantes/