20 ABRIL 2021
bem-estar-saude-animal-qualidade-da-carne

Implementar técnicas de manejo racional não é exatamente um diferencial nas fazendas de pecuária atualmente. Para aquelas que querem manter a atividade competitiva, as boas práticas se tornaram obrigatórias porque influenciam diretamente na saúde dos animais de na qualidade da carne comercializada, além de atrair consumidores. É por isso que o bem-estar se transformou em uma área estratégica dentro da MSD Saúde Animal, conforme contou ao Giro do Boi em entrevista nesta terça-feira, dia 20, a gerente de relações institucionais e acesso a mercados da companhia, Marília Rangel.

“A gente acredita que é muito importante ter um bom relacionamento, obviamente, não só com órgãos governamentais, com as associações das quais a gente faz parte, mas a gente precisa ter uma visão muito integral dos mercados e das necessidades que os nossos clientes têm. Então a área de acessos a mercados visa atender essa demanda do consumidor, olhando esses hábitos de consumo, como que isso impacta na cadeia de proteína animal e como a gente ajuda o pecuarista, os frigoríficos a se adequarem a esse novo cenário. Então a ideia é essa, é algo que já está muito consolidado em associações […] E não só para o mercado externo, mas também para o mercado interno, afinal o brasileiro é o nosso maior cliente”, anunciou Rangel.

“Isso impacta na qualidade do produto e, no fim das contas, o consumidor também acaba percebendo isso. A gente tem dados de pesquisas que mostram que 11% das pessoas diminuíram consumo de carne por algum tipo de preocupação com relação ao bem-estar animal. O consumidor está observando isso. A gente pode olhar isso como um problema ou como uma grande oportunidade para a pecuária”, ponderou a especialista.

Dentro da companhia, o bem-estar animal é tratado em diversas frentes, conforme destacou Marília. “O bem-estar animal para a gente é fundamental para produtividade e quando as boas práticas são aplicadas, isso vem em conjunto com mudança de atitude e promoção do conhecimento de quem está manejando os animais. A gente vê esse resultado. A gente acredita, a gente promove essa mudança”, sustentou.

O tema é parte importante do mote da nova campanha da MSD Saúde Animal, “Novos Horizontes”, conforme já havia anunciado em entrevista ao Giro do Boi o médico veterinário Delair ngelo Bolis, CEO da MSD Saúde Animal para o Brasil, Uruguai, Paraguai e Bolívia.

“O bem-estar animal está muito conectado com essa nossa campanha ‘Novos Horizontes’. A gente trouxe bem-estar animal para a área estratégica da MSD, então não está mais nas unidades de negócio. A gente tem as pessoas de bem-estar na área de estratégia e inovação, da qual eu faço parte, justamente porque a gente compreende que essa visão integrada é necessária. Não adianta a gente só olhar para o campo, a gente tem que olhar até o final da cadeia. E esse novo horizonte é justamente sobre promover essas conexões”, contextualizou a profissional.

MSD apresenta “novo horizonte” e agrega inteligência ao setor de saúde animal

“Nesse caso, a criação da nossa nova unidade de negócios, a MSD Saúde Animal Intelligence, também faz parte desse novo horizonte, trazendo essas soluções que potencializam o cuidado preventivo, que melhora a rastreabilidade, que fazem com que os dados criados se tornem inteligência, melhorando a vida do pecuarista, melhorando a vida do animal”, completou.

Outra iniciativa da companhia que evidencia a relação entre saúde animal e bem-estar com a produtividade é o programa Criando Conexões, que promove o treinamento de vaqueiros para as boas práticas de manejo.

“Em nosso programa Criando Conexões […] a gente já treinou mais de cinco mil vaqueiros no Brasil todo e a gente consegue ver a diferença em aumento de taxa de prenhez, redução de contusões e abscessos. Também o gado bem manejado tem um nível de estresse menor e isso ajuda o sistema imunológico do animal. O estresse é ruim para o sistema imunológico de qualquer um, não só das pessoas, mas também dos animais. Quando a gente melhora o bem-estar na fazenda, a gente também está melhorando a relação do homem com o animal, então a gente está promovendo a confiança nessa relação. Isso faz com que as doenças possam ser observadas com mais precocidade, eu percebo antes que o animal está doente e assim eu posso tratar ele de maneira muito mais rápida e muito mais assertiva (veja pelo link a seguir). Então promover esse manejo racional não está só melhorando a vida dos animais, a gente também está melhorando a vida dos vaqueiros, melhorando a vida de quem está consumindo esses alimentos, sempre pensando nesse conceito de uma saúde, um bem-estar que é o que a gente acredita e promove”, reforçou.

Rangel detalhou ainda a função da plataforma Previna, que incentiva a prevenção das doenças dos ruminantes ao invés do uso de produtos curativos. “O Previna é uma plataforma da nossa unidade de negócios de ruminantes para ajudar, justamente, tendo esse olhar 360º, olhando para o todo e sempre buscando a prevenção. Prevenir é sempre melhor do que remediar. […] Se a gente for remediar, se isso for necessário, a gente também tem as ferramentas e os instrumentos, mas sempre priorizando a prevenção”, aconselhou. “Ela já está no nosso portfólio de plataformas e a gente tem todos os nossos consultores espalhados pelo Brasil todo que podem apoiar os pecuaristas para justamente ter esse olhar 360º na produção, pensando em vacinação, em vermifugaçãoprevenção de carrapato… […] Basta entrar em contato com um colaborador da MSD que, com certeza, a gente vai ter alguém próximo de vocês para ajudá-los”, informou.

Identifique a hora certa de tratar infestação de carrapato na boiada e evitar resistência

Criar gado Nelore junto com o cruzado diminui infestação de carrapato?

“A gente está muito próximo de vocês e a gente está aqui para apoiar pecuaristas a acessar novos mercados, a produzir de maneira mais sustentável, a ter maior rentabilidade e produtividade e promover a saúde e o bem-estar dos animais e das pessoas”, concluiu a gerente de relações institucionais e acesso a mercados da MSD Saúde Animal.

Fonte: girodoboi.com.br