Em maio, o pecuarista terminador de SP precisava de 10,09@ para comprar um animal de reposição (Nelore, de 8 a 12 meses) em Mato Grosso do Sul

Foto: Reprodução / Facebook

Por Thiago Bernardino de Carvalho,  pesquisador da área de Pecuária do Cepea, com colaboração de Alessandra da Paz,
Gestora da Equipe de Comunicação do Cepea

Os preços da arroba do boi gordo seguem em alta, mas as contínuas e fortes valorizações do bezerro preocupam o pecuarista terminador. Na parcial de maio, dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, mostram que a relação de troca de arrobas por bezerro é a mais desfavorável ao terminador, considerando-se toda a série histórica, iniciada em fevereiro de 2000 no caso do animal de reposição.

SAIBA MAIS:
+Seca pode mexer na reposição

Em maio (até o dia 11), o pecuarista terminador do Estado de São Paulo precisava de 10,09@ para comprar um animal de reposição (Nelore, de 8 a 12 meses) em Mato Grosso do Sul, 12% a mais do que em janeiro deste ano e 11,3% acima do necessário, em maio do ano passado. Os cálculos foram realizados tendo-se como base valores médios mensais dos Indicador do Boi gordo Cepea/B3 e do Indicador Bezerro Esalq/BM&FBovespa, ambos deflacionados pelo IGP-DI.

Recorde histórico

As 10,09@ necessárias, em maio, para comprar um animal de reposição são a maior quantidade de toda a série do Cepea.

Fonte: portaldbo.com.br