Noticias

30/07/2021 16:54

Dois consórcios baianos finalizaram, na manhã desta sexta-feira (30), mais uma etapa rumo à ampliação de mercados para comércio de produtos de origem animal. Agroindústrias de carne, leite, pescados, ovos, mel e derivados do Consórcio Portal do Sertão e Consórcios Públicos de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal (Consisal), em breve, terão o Selo de Inspeção Municipal em seus produtos. O encontro de hoje reuniu os parceiros do Projeto ConSim, liderado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), para orientar e capacitar tecnicamente os consórcios públicos de municípios interessados em garantir a qualidade dos serviços e produtos do campo.  

“O fortalecimento das cadeias produtivas é estratégico para o Governo. E, nesse sentido, a Adab e o Ministério da Agricultura se apresentam como parceiros de fundamental importância para promover a inclusão de pequenos e médios produtores rurais em uma estrutura de qualificação e certificação adequadas às garantias de saúde da população”, ressaltou o Diretor Geral da Adab, Oziel Oliveira, durante a reunião que aconteceu no auditório da Superintendência Federal da Agricultura (SFA).

O encontro de hoje teve como objetivo avaliar as atividades já realizadas e apresentar os primeiros resultados em conformidade com o Sistema Brasileiro de Inpeção (Sisbi), além de preparar as agroindústrias para a primeira auditoria de adesão ao Sistema ainda no mês de agosto. Dos 12 consórcios selecionados pelo ConSim, dois fazem parte do Projeto Piloto, são da Bahia e iniciaram suas atividades em novembro de 2020. Outros cinco consórcios estão sendo acompanhados nesse projeto: Bacia do Paramirim, Recôncavo, Sertão do São Francisco, Vale do Jiquiriçá e Bacia do Jacuípe. “Quanto mais adesão, mais qualidade dos produtos e melhoria da condição social para os empreendedores agroindustriais. Na minha avaliação, esse projeto tem tudo para dar certo porque é sustentável e cumpre metas de saúde pública”, enfatizou o Superintendente da SFA, Nilo Ferreira.

Foto divulgação ADAB
Foto divulgação ADAB

Os consorciados também têm à disposição uma consultora do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) para os quesitos de adequação ao Sisbi. “Acredito que a grande oportunidade desse projeto seja a possibilidade de promover o gerenciamento das ações de inspeção e defesa dos produtos de origem agropecuária, orientando os produtores para apoiá-los e fortalece-los de maneira efetiva e assertiva”, avaliou Paulo Emílio Torres, representando o secretário de Agricultura da Bahia, João Carlos Oliveira, acompanhado pelo chefe da Divisão de Governança e Atendimento Setorial do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), Alexander Dornelles. “O que eu vi aqui na Bahia foi um ambiente alinhado e articulado entre os setores público e privado que favorece o crescimento de todos em um esforço favorável para o empreendedor rural, o que nos dá a certeza de que a escolha do trabalho em consórcios é a nossa melhor alternativa para inclusão de pequenos e médios agricultores rurais no processo de adesão ao Sisbi”, finalizou.

Participaram do evento de hoje, o diretor da SFA, Cássio Peixoto, o gestor estadual do Sisbi na Bahia, Altair Santana, o gestor do Sisbi no Piauí, Antônio Auro da Silva, a coordenadora de Desenvolvimento da Agroindústria e Projetos Especiais da Adab, Maria Cristina Brito, as fiscais estaduais agropecuárias, Daisy Viviane Silva Santos, Kátia Cerqueira Lima, além dos parceiros como a Associação dos Consórcios da Bahia, CAR, Sebrae e Faeb.

Foto divulgação ADAB

Fonte: site ADAB

Ascom Adab

Ivana Ramacioti

Tel. (71) 98836-0313/ 3194-2042