Noticias

17/08/2021 13:40

Acompanhando a agenda do Governador Rui Costa na região Oeste da Bahia, o diretor geral da Adab, Oziel Oliveira participou ontem (16) de reuniões com prefeitos e agricultores em Barreiras. Na pauta, a recuperação de 337,93 Km do Anel da Soja, compreendendo a extensão da BA – 450/BA – 460/ BA – 463. Na ocasião, Rui Costa anunciou ainda, obras em duas outras estradas, de São Desidério a Roda Velha e de Barreiras a Catolé. O valor total de investimentos em estradas assinados hoje é de R$120 milhões.

Foto divulgação ASSCOM/ADAB

Oziel Oliveira destacou a importância dessa rodovia, lembrando que por ela passam soja, milho, feijão, algodão e outras commodities produzidos na região. “Estamos falando de um dos principais corredores viários para o escoamento da produção agrícola do oeste baiano e ao visitar a região o governador mostra que se preocupa com o setor”, disse.

O governador da Bahia disse que é importante que os municípios estejam em consonância para realizar ações capazes de desenvolver a região do Oeste. “Nós podemos buscar soluções conjuntas na área da infraestrutura, na área de soluções de planejamento, fixando um conceito de consorcio com convicção de gestão”.

Na primeira reunião com os prefeitos que compõe o Consórcio Intermunicipal dos Municípios do Oeste da Bahia (Consid) o governador avaliou as necessidades dos municípios e anunciou a recuperação de vários trechos de estradas, entre eles: estrada de Muquém; do povoado de Passagem ao povoado de Serra Branca, estrada Barreiras/ Catolândia, Cristópolis, Baianópolis via Mata do Cedro; Barra/ Ibiraba; Riachão das neves (Povoado de São José) e a ponte de Mansidão.

Durante a reunião foram apresentadas as ofertas articuladas de sete ações integradas que os consorciados deverão receber: planejamento da produção, formação qualificada, Regularização fundiária, insumos produtivos, credito rural, agroindustrialização, tudo para promover o crescimento e a industrialização de todos os participantes.

Foto divulgação ASSCOM/ADAB

No segundo encontro, realizado na sede da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), e com a participação da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) o assunto principal foi implantação de projeto de geração de água e irrigação com inteligência e dinâmica para os produtores, além de ampliação do fundo que possibilita as associações a realizarem a manutenção das estradas que escoam a produção agrícola da região.

Secom / Bahia

Fonte: SECOMASSCOM/ADAB