Noticias

17/11/2021 14:12

No 1º Seminário de Agronomia do Matopiba, encerrado na tarde desta quarta-feira (17) em Barreiras, o diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Oziel Oliveira, defendeu a parceria entre entes públicos, privados e segmentos técnicos em prol do setor.  Realizado no auditório do Hotel Solar das Mangueiras pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA-Ba), o evento reuniu engenheiros agrônomos e outros profissionais que atuam na defesa sanitária vegetal dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

Foto ASCOM/ADAB

Para Oziel Oliveira, desenvolver a agricultura no oeste baiano é de fundamental importância para o estado e o Matopiba tem um potencial muito grande para o agronegócio brasileiro.  “A região Oeste é uma indústria de campo aberto, gerando emprego e economia para diversas cidades. Exatamente por isso, o envolvimento do Crea, seja no campo ou na construção das unidades industriais e na modernização das cidades, é mola propulsora desse desenvolvimento econômico, social e ambiental”, enfatizou o diretor geral, destacando que o Matopiba é composto eminentemente por áreas de cerrado do MA, TO PI e BA e cuja expansão foi iniciada na segunda metade da década de 80. A região do Matopiba produz desde tubérculos a frutas, passando pela pecuária, além do cultivo de fibras e grãos. O destaque na Bahia é para a produção de soja, milho e algodão.

Foto ASCOM/ADAB

Durante o encontro, Oliveira sugeriu o estabelecimento de uma forte parceria entre as instituições para que, juntas, elas possam dar uma maior contribuição à atividade em todo o território baiano. “Na condição de diretor geral da Adab, estou pronto para realizar, juntamente com o Crea, as parcerias necessárias para consolidar e fortalecer cada vez mais o Matopiba, essa região que vem contribuindo muito para o desenvolvimento do Brasil”, disse o dirigente, parabenizando os idealizadores do Seminário, os presidentes dos Creas Bahia, Maranhão, Tocantins e Piauí e, de forma especial, o Presidente do Crea Bahia, o engenheiro agrimensor, Joseval Costa Carqueija.

Foto ASCOM/ADAB

Ascom Adab 16/11/2021

Tel: (71) 3194-2044 / 99948-8385

Fonte: ASCOM / ADAB