Noticias

14/12/2021 16:39

Nesta terça-feira (14) foi realizada a reunião do Conselho Gestor do Programa para o Desenvolvimento da Agropecuária (Prodeagro) para tratar de temas que visam dinamizar o setor, além de aprovar os projetos de 2021/2022, que vão dar apoio a agropecuária baiana. Acompanhado de técnicos da Seagri e do diretor geral da Adab, Oziel Olveira, o titular da pasta da agricultura do Estado, João Carlos Oliveira, destacou o panorama atual do setor e o bom desempenho do agronegócio do Oeste da Bahia.

Foto ASCOM/ADAB

Composto por representantes da Associação de Agricultores e Irrigantes do Oeste da Bahia (AIBA), da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), da Fundação de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento do Oeste Baiano (Fundação BA), da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária, Pesca e Aquicultura (Seagri), da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), o Conselho Gestor aprovou, por unanimidade, seis projetos de editais do Prodeagro.

Cada projeto tem a finalidade de reforçar este segmento tão importante para a economia baiana, a exemplo do gerenciamento do programa jovem aprendiz em atendimento à demanda dos produtores do Oeste da Bahia; programa de marketing e representação institucional para fortalecimento do agronegócio; programa agro plus no Oeste da Bahia; programa fitossanitário da soja e do milho; centro de apoio à regularização e monitoramento ambiental e intensificação da fiscalização e defesa sanitária vegetal, no Oeste da Bahia, que conta com apoio da Adab. “Disponibilizar recursos para a pesquisa, preservação e educação ambiental é fazer defesa agropecuária. A união entre governo e instituições otimiza as possibilidades de ação em favor do setor”, enfatizou o diretor geral da Adab, Oziel Oliveira.

Prodeagro: Programa para o Desenvolvimento da Agropecuária é uma Entidade Civil, autorizada pelo Decreto Estadual nº 14.500 de 28 de maio de 2013, sendo caracterizado como fundo privado, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica própria por instituições, todas ligadas ao setor produtivo agrícola, cuja operacionalização obedece ao disposto nos instrumentos legais, aos limites do Decreto citado e ao Estatuto institucional. De acordo com o Estatuto do PRODEAGRO, os diversos segmentos representativos do setor produtivo do agronegócio que compõem o Conselho Gestor, tanto da iniciativa privada, quanto pública, inclusive o PRODEAGRO, poderão apresentar projetos técnicos relacionados ao objeto de atuação do programa.

Ascom Seagri 14/12/2021

Fonte: ASCOM / SEAGRI