Noticias

17/12/2021 11:00

O Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT) na Bahia foi apresentado na manhã desta sexta-feira (17) para profissionais que trabalham no segmento, durante o “Curso de Treinamento em Métodos de Diagnóstico e Controle da Brucelose e Tuberculose Animal e de Noções em Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis”. Oferecido pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), única instituição do Estado reconhecida pelo Ministério da Agricultura (MAPA) para esta finalidade, o curso é requisito indispensável para a habilitação de médicos veterinários junto ao MAPA para atuarem no diagnóstico de brucelose e tuberculose em bovinos e bubalinos, como medida sanitária no contexto do PNCEBT.

Existem 12 propriedades na Bahia certificadas como Livre de Brucelose e Tuberculose. O Estado é classificado como Área de Baixa Prevalência para Brucelose E muito baixa para Tuberculose e a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) vem desenvolvendo um intenso trabalho de capacitação de Agentes Vacinadores como uma das estratégias para avançar nas ações rumo à erradicação das doenças. As capacitações acontecem em parceria com o sistema do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural/ Federação da Agricultura do Estado da Bahia (Senar/Faeb) e escolas agrotécnicas. Cerca de seis mil pessoas já foram capacitadas e quase 2.500 são atuantes ou ativos.

A Coordenadora estadual do PNCEBT-Ba, e fiscal estadual agropecuária da Adab, Luciana Ávila, informou que o objetivo do programa é reduzir a prevalência e a incidência de focos de brucelose e tuberculose nos bovinos e bubalinos, além de garantir ao consumidor a oferta de produtos de baixo risco sanitário. Segundo ela, os principais fatores de riscos relacionados à brucelose bovina na Bahia são a compra de reprodutores sem exames de diagnóstico e a presença de áreas alagadiças na propriedade. Quanto às situações que aumentam a probabilidade da tuberculose, destacam-se as propriedades com sistema produtivo leiteiro e misto e o tamanho de propriedades (maiores propriedades). “O controle dessas enfermidades será conquistado com a combinação de medidas de prevenção e manejo e, no cenário baiano, a vacinação constitui a melhor ferramenta de ação”, apontou a Coordenadora da Adab.

Para controlar a disseminação dessas enfermidades no estado, foram criadas medidas sanitárias para a Bahia com três metas. A primeira delas é vacinar 80% das bezerras contra a Brucelose. Em relação às novas regras, é obrigatória a vacinação de todas as fêmeas bovinas e bubalinas, de 3 a 8 meses, em dose única, com a vacina B19, que poderá ser substituída pela vacina RB51 na espécie bovina. O saneamento obrigatório dos focos encontrados e a vigilância epidemiológica para detecção de focos correspondem a segunda e terceira metas do Programa, respectivamente. Além disso o PNCEBT ainda realiza a fiscalização de trânsito e eventos agropecuários; cadastramento e habilitação de médicos veterinários autônomos; fiscalização e sacrifício de animais positivos; palestras, cursos e ações de educação sanitária; fiscalização, monitoramento e a certificação de propriedades livres. “Todas essas ações visam combater essas doenças e promover a qualidade sanitária dos produtos de origem animal oferecidos ao consumidor”, finalizou.

Ascom Adab. 16/12/2021

Tel. 3194-2044/2022/99948-8385

Fonte: ASCOM / ADAB