Pesquisador da Embrapa Cerrados falou sobre a amortização do custo da reforma de pasto usando a ILP e ressaltou importância do acompanhamento técnico

CRIADO EM 22/12/2021 ÀS 8H06 – ATUALIZADO EM 22/12/2021 ÀS 8H01

Como reformar pasto com ILP sem maquinário para colheita?
Foto divulgação EMBRAPA Cerrads

Na série Embrapa em Ação, o pesquisador Roberto Guimarães, da Embrapa Cerrados, apresentou alternativas aos pecuaristas que querem fazer reforma de pasto, não querem trabalhar com maquinário para ILP.

A princípio, Guimarães aconselhou que não quer colher nem mexer com maquinário. “Então a gente aconselha fazer o consórcio com milheto ou com sorgo para pastejo. Existem várias alternativas hoje para amortizar o custo de formação da pastagem”.

Além disso, reformar pasto com ILP sem maquinário tem outra alternativa. “Nós temos visto na nossa vivência a integração de agricultores com pecuarista e vice-versa. É possível você fazer essa integração na prática porque o custo de aquisição do animal é alto. Então o agricultor muitas vezes faz parcerias com pecuaristas. […] Por outro lado, o pecuarista também faz parcerias com agricultores que já têm o know-how para renovar áreas de pastagens com ILP”, acrescentou.

Contudo, o pesquisador sustentou a importância de buscar auxílio técnico para a ILP. “O aconselhamento técnico é muito importante para que a tecnologia não seja queimada. […] A gente aconselha que ele tenha um acompanhamento técnico próximo e que ele comece a fazer isso em pequenas áreas da fazenda para ele ir aprendendo com o tempo. […] Vá aprendendo aos poucos”, reforçou.

Acesso o conteúdo original:

Posso fazer integração em fazenda de pecuária mesmo sem maquinário?

Por último, assista a reportagem da série Embrapa em Ação no vídeo abaixo:

https://youtube.com/watch?v=9LQlbEL6cDs%3Fenablejsapi%3D1%26origin%3Dhttps%253A%252F%252Fwww.girodoboi.com.br

LEIA MAIS SOBRE

Fonte: girodoboi.com.br