Pecuarista de cria de Itapira-SP disse que fez uso de pour on à base de cipermetrina, mas não observou eficácia no controle de moscas em bovinos

CRIADO EM 24/01/2022 ÀS 21H41 – ATUALIZADO EM 24/01/2022 ÀS 21H37

Como fazer controle de moscas em bovinos de cria? Posso usar armadilha?
Foto ilustrativa: Reprodução / Embrapa

O pecuarista André Pinto relatou seu caso sobre controle de moscas em bovinos de cria. Em primeiro lugar, o criador disse que fez uso de produto pour on à base de cipermetrina. Porém, dez dias depois as moscas do chifre voltaram a infestar os animais.

“Qual a melhor forma de controle da mosca? Seria possível usar algum tipo de armadilha? Também já ouvimos falar de produtos à base de alho para misturar no mineral. Eles são eficazes? Quais outros produtos para aplicar no rebanho são indicados?”, escreveu, em resumo, suas dúvidas. O produtor acrescentou ainda que trabalha com vacas prenhes e, portanto, o produto deve ter esta indicação específica.

Quem atendeu o criador foi o médico veterinário, mestre em patologia e doutorando pela Universidade Federal de Goiás Daniel Rodrigues. Ele é gerente técnico da área de ruminantes da MSD Saúde Animal. Segundo o especialista, produtos à base de piretroides, como a própria cipermetrina, por exemplo, estão apresentando o desafio da resistência mais recentemente no controle de moscas em bovinos.

“Por isso, temos observado em algumas regiões um período de ação cada vez mais curto”, frisou.

ALTERNATIVAS

Em seguida, Rodrigues listou os produtos quem podem ajudar no controle de moscas em bovinos. “Conforme citado por Barros, quatro classes atuam no controle da moscas do chifre: piretroides, organofosforados, lactonas macrocíclicas e fenilpirazóis”, apresentou.

No entanto, o produtor acaba utilizando sempre com mais frequência um desses produtos pelo preço, o que reforça a condição de resistência pelo gado. “O problema é que você tem uma diferença de preço e o produtor, então, acaba optando por organofosforados e piretroides”, confirmou.

Nesse sentido, o veterinário afirmou que um estudo feito por Barros em 14 estados apontou que a frequência de resistência da mosca-dos-chifres aos piretroides chega a 95%.

Assim, Rodrigues lembrou de uma opção para o criador solucionar seu problema de controle de moscas em bovinos. “Uma sugestão de controle da mosca, e com maior período de proteção, é a utilização de brincos mosquicidas. Por exemplo, o brinco Expert ou o brinco Neocidol”, recomendou.

E A ARMADILHA, DÁ CERTO?

Por fim, o especialista respondeu ainda a dúvida sobre controle de moscas em bovinos com armadilha. “Quanto a usar algum tipo de armadilha, para as moscas do chifre, não tem efeito no controle.

ENVIE A SUA DÚVIDA

Assim como o telespectador acima, você também pode enviar sua pergunta sobre controle de moscas em bovinos para o especialista. Mande pelo link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.

Foto ilustrativa: Reprodução / Embrapa

LEIA MAIS SOBRE

Fonte: Canal RURAL – www.canalrural.com.br