CAPIM LIVRE DE INVASORAS

Confira os detalhes na entrevista com o engenheiro agrônomo e doutor em agronomia Sérgio Tadeu Decaro, gerente de Projetos Herbicidas & Tecnologia de Aplicação da UPL

Como a tecnologia está revolucionando o controle de plantas daninhas no pasto
Como a tecnologia está revolucionando o controle de plantas daninhas no pasto

Neste período de retorno das chuvas no Brasil, os pecuaristas retomam o convívio com um desafio recorrente: as plantas daninhas. Essas invasoras, além de prejudicarem o pastejo, competem com a forrageira por nutrientes, água e luz. A boa notícia é que as técnicas de controle evoluíram, e agora contamos com tecnologias avançadas para lidar com esse problema. Assista ao vídeo abaixo e confira.

O Giro do Boi desta quinta-feira, 16, conversou com o engenheiro agrônomo e doutor em agronomia Sérgio Tadeu Decaro, gerente de Projetos Herbicidas & Tecnologia de Aplicação da UPL.

A UPL é uma empresa indiana que oferece soluções que vão além do controle fitossanitário, incluindo bioativadores e biossoluções para melhorar a saúde e nutrição das plantas.

Uso de drones em aplicações de herbicidas nos pastos

Bovinos em área de pastagem na fazenda. Foto: Divulgação
Bovinos em área de pastagem na fazenda. Foto: Divulgação

A aviação agrícola ganha destaque no cenário atual, com aeronaves e drones sendo ferramentas comuns em muitas fazendas.

A rapidez e eficiência na aplicação de herbicidas são impressionantes. Uma aeronave percorre 70 metros em apenas 1 segundo, demonstrando agilidade no combate às plantas invasoras.

Os drones, por sua vez, realizam aplicações precisas em áreas específicas, oferecendo um controle mais pontual.

Desafios da aplicação cada vez mais precisa nos pastos

Detalhes do pasto. Foto: Divulgação
Detalhes do pasto. Foto: Divulgação

Apesar de algumas preocupações em torno da aplicação aérea, como deriva e possíveis impactos ambientais, quando realizada corretamente, ela se mostra uma ferramenta eficaz. A UPL investe em formulações inovadoras, proporcionando facilidade de uso e maior eficácia no controle das plantas daninhas.

Os drones, que têm conquistado espaço na agricultura, são outra peça-chave no controle de plantas daninhas.

O Brasil possui a segunda maior frota de drones agrícolas do mundo. Esses equipamentos permitem aplicações precisas e são especialmente úteis em áreas de difícil acesso.

Inovação para aumentar a produtividade

Colheita de capim para produção de silagem para o gado. Foto: Reprodução
Colheita de capim para produção de silagem para o gado. Foto: Reprodução

Diante desse cenário, fica evidente que a tecnologia está revolucionando o controle de plantas daninhas nas pastagens brasileiras.

Com a oferta de soluções aéreas e o avanço dos drones, os pecuaristas ganham aliados poderosos para manter a qualidade de suas pastagens e, consequentemente, impulsionar a produção de alimentos.

Assuntos Relacionados

Fonte: https://girodoboi.canalrural.com.br/pecuaria/tecnologia-e-inovacao/como-a-tecnologia-esta-revolucionando-o-controle-de-plantas-daninhas-no-pasto/