Bahia reforça a importância da vacinação para prevenir a febre aftosa

Por:  –Seane Lennon

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), ligada à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), estendeu o prazo para a vacinação contra a Febre Aftosa em todo o território baiano até 31 de dezembro, devido à várias estimativas que atingem o estado. Agora, a declaração da vacinação pode ser realizada até 15 de janeiro de 2024.

De acordo com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), com um rebanho bovino de aproximadamente 12 milhões de cabeças, a Bahia reforça a importância da vacinação para prevenir a febre aftosa, uma das doenças mais graves que afetam bovinos e bubalinos. A Adab solicita que todos os criadores façam a declaração da vacinação o quanto antes.

A imunização dos animais é crucial não só para a saúde dos rebanhos, mas também para a economia, já que a presença da doença pode impactar as exportações de carne. A Bahia está avançando para se tornar o primeiro estado do Nordeste para alcançar o status de Zona Livre da Aftosa sem Vacinação em 2024, o que possibilitará a abertura de novos mercados para a carne baiana.

Fonte: www.agrolink.com.br/noticias/ba–prorrogado-prazo-para-vacinacao-contra-a-febre-aftosa_486204.html