Estes nutrientes preservados servem como alimento essencial para os animais

Seane Lennon

A prática da ensilagem, técnica consolidada na agropecuária, destaca-se como uma estratégia para assegurar uma alimentação equilibrada ao longo do ano, tanto para o gado de corte quanto para o gado de leite. Além de fornecer um suprimento consistente de nutrientes, a ensilagem oferece inúmeros benefícios nutricionais à criação bovina.

A ensilagem, conforme esclarece Roger Barros, zootecnista e analista técnico da Quimtia Brasil, especializada na produção de insumos para nutrição animal, refere-se ao processo de armazenamento de grandes quantidades de forragem em estruturas denominadas silos. Nesse ambiente, a forragem passa por um processo de fermentação anaeróbica, eliminando a possibilidade de perda de nutrientes. Estes nutrientes preservados servem como alimento essencial para os animais, especialmente para o gado bovino no Brasil

“Esses períodos são bem característicos na seca e nas transições das estações, porém a silagem pode ser usada também em outras situações como em confinamentos de bovinos de corte e leite, na qual ela vai servir como base da alimentação desses animais durante longos períodos”

explica o especialista.

O especialista destaca que a ensilagem é uma prática versátil, aplicável tanto ao gado de corte quanto ao gado leiteiro. Em sua explicação, Barros destaca que essa técnica é comumente empregada quando a oferta de forragem para o pastejo diminui, sendo mais pronunciada em períodos de seca e nas transições entre estações. No entanto, ele ressalta que a silagem também é valiosa em outras situações, como em confinamentos de bovinos de corte e leite, servindo como base alimentar para esses animais durante períodos prolongados.

Dentre as culturas passíveis de ensilagem, Barros menciona milhosorgocana-de-açúcar, milheto, azevém, aveiatrigo e capim elefante. Cada uma dessas forragens apresenta características distintas que devem ser consideradas durante o processo de confecção da silagem. O milho, em particular, destaca-se como a forragem mais utilizada globalmente devido à sua alta produção de massa verde e elevado valor energético, especialmente em termos de amido.

O principal benefício destacado pelo zootecnista em relação à ensilagem é a capacidade de fornecer uma nutrição equilibrada ao longo do ano, essencial para manter a saúde, peso adequado do rebanho e, por conseguinte, influenciar positivamente na produção de leite e na qualidade da carne.

fonte: https://www.agrolink.com.br/noticias/categoria/pecuaria/saiba-como-a-ensilagem-pode-beneficiar-a-bovinocultura_487068.html