De acordo com a empresa japonesa Nikon, o sistema de IA é capaz de prever o parto de vacas com aproximadamente cinco horas de antecedência

O sistema da Nikon está disponível para compra no Japão a partir deste mês. O preço estimado é de 30.033,54 reais para fazendas com cerca de 100 vacas.
Foto: Divulgação/Nikon

Nikon, fabricante japonesa de câmeras, lançou um sistema que utiliza inteligência artificial (IA) para prever o momento em que uma vaca está prestes a dar à luz.

A tecnologia promete melhorar a eficiência e a segurança do manejo de rebanhos.

Segundo a empresa, o sistema de inteligência artificial para detecção de parto utiliza câmeras para analisar os movimentos das vacas.

Os pecuaristas posicionam as câmeras de forma a capturar imagens das vacas de todos os ângulos.

A Nikon treinou o algoritmo para analisar os movimentos para identificar os sinais de parto.

Os padrões incluem: aumento da movimentação; mudanças na postura; aumento da frequência respiratória; e rompimento da bolsa amniótica.

De acordo com a Nikon, o sistema da IA é capaz de prever o parto com cerca de cinco horas de antecedência.

Um aplicativo de smartphone envia todos os sinais para os responsáveis pelo rebanho, permitindo que eles se preparem para o parto e providenciem o atendimento adequado às vacas.

A Nikon conduziu testes do sistema em quatro fazendas na província de Kumamoto, no sudoeste do Japão, ao longo de 2023.

Segundo a empresa, os pecuaristas que participaram dos experimentos elogiaram a eficácia do sistema, destacando a capacidade de reduzir a necessidade de verificações regulares e proporcionar um acompanhamento mais eficiente das vacas prenhas.

O sistema da Nikon está disponível para compra no Japão a partir deste mês. O preço estimado é de R$ 30.033 reais para fazendas com cerca de 100 vacas.

fonte: https://www.canalrural.com.br/pecuaria/boi/nikon-lanca-sistema-de-ia-que-preve-parto-de-vacas/