Expectativa do mercado é de que cotação atinja uma estabilidade

Ainda em retração em São Paulo, o preço do boi gordo fechou a última semana em queda de 0,89% na variação diária, cotado a R$ 234,60 a arroba. Na última semana, pontuais altas haviam ajustado o mercado, mas não o suportaram. É o que registra nesta segunda-feira (11/3) o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP.

Sem novidades que ajudam o mercado do boi gordo reagir nas principais praças do Brasil, a primeira semana de março não teve grandes movimentações e as indústrias continuam “cautelosas” nas compras, avalia a consultoria Agrifatto. Já os pecuaristas tentam segurar o volume ofertado, enquanto os frigoríficos seguem “uma pressão baixista”.

De acordo com a análise de mercado da consultoria, todos os contratos tiveram ajustes positivos e o vencimento para março ficou cotado, em média, a R$ 229,70 a arroba na B3, com valorização de 0,39%, na comparação diária.

“O consumo no mercado doméstico é considerado razoável, praticamente todos os produtos diponibilizados pelos frigoríficos foram comercializados”, avalia a Agrifatto. A expectativa é que os preços se mantenham estáveis para próxima semana com a aproximação da segunda quinzena do mês.

Por Isadora Camargo — São Paulo, Globo Rural